FALE CONOSCO

67 98467-3592 contato@drajanainacastello.com.br

ONDE ESTAMOS

Rua Euclides da Cunha, 561
Sala 06 – Campo Grande/MS

HORÁRIOS

Segunda a Sexta: 08:00 às 18:00
Sábado: 08:00 às 17:00 
Domingo: 08:00 às 11:00

Seus dentes amarelos te incomodam?

20210713_201623[1]

Já perdeu alguma oportunidade pela vergonha dos dentes amarelos? Já se sentiu que aquela vaga de emprego poderia ser sua, mas acabou escapando entre seus dedos? Pois é, você não está sozinho. O Todo mundo sabe que um sorriso bonito abre portas, por isso o clareamento dental é um dos procedimentos que vem sendo cada vez mais procurados nos consultórios.

O clareamento dental é um procedimento realizado pelo cirurgião dentista para recuperar a cor original dos dentes ou deixá-los mais brancos. Ele ocorre por meio de produtos químicos, como o peróxido de hidrogênio e o peróxido de carbamida, em forma de gel. O gel clareador entra em contato com a superfície do dente e, ao ser ativado por um processo químico, libera o oxigênio responsável por quebrar as partículas de cor que deixam os dentes amarelados. Desse modo, é permitido que o dente tenha uma reflexão de luz maior, apresentando-se mais claro.

Mas para você entender o que faz os dentes perderem sua brancura é preciso saber que existem dois tipos de manchas:

  • as externas (mais superficiais),
  • e as internas.

As manchas superficiais são aquelas que estão no esmalte dos dentes, a camada externa (a parte branca mesmo). Por isso, são chamadas de manchas externas. Elas geralmente são causadas por:

  • café, chá, vinho tinto e suco integral de uva, por exemplo, quando consumidos frequentemente,
  • comidas e bebidas ácidas,
  • alimentos altamente pigmentados, como cerejas, amora e açaí,
  • tabagismo – o tabaco é um grande inimigo do dente branco,
  • acúmulo de tártaro, ou seja, muita placa bacteriana endurecida.

Já a causa das manchas “internas” (chamadas pelos dentistas de manchas intrínsecas) são fatores congênitos, sistêmicos ou influência genética, e não necessariamente (ou apenas) a exposição da dentina (a camada do dente entre o esmalte e a raiz).

A dentina, aliás, tem uma coloração mais escura. Por isso, os dentes escurecem. Esse tipo de mancha pode ser causado por:

  • algum trauma no dente que cause a morte do nervo (raiz), o que resulta em uma cor marrom, cinza ou até preta,
  • tratamento com antibiótico, como a tetraciclina, quando os dentes estão se formando,
  • exposição excessiva ao flúor do nascimento aos 16 anos, o que pode deixar os dentes com uma aparência manchada.

Assim, existem 3 formas de clareamento dos dentes:

  • Clareamento caseiro – Essa técnica é muito usada e proporciona resultados duradouros e efetivos. Contudo, o tratamento é mais longo e pode provocar sensibilidade nos dentes. Esse tipo de procedimento é realizado a partir de uma moldeira transparente, em que são aplicados géis clareadores.
  • Clareamento de consultório (laser) – Essa técnica é mais sofisticada. Ela é feita a partir de um gel clareador potencializado com a aplicação de laser. Ao utilizar essa luz, os produtos ganham mais permeabilidade, o que permite que eles atinjam espaços específicos do esmalte dentário.
  • Técnica mista (consultório + caseiro) – Essa técnica unifica as duas anteriores. O pacientes faz a sessão de clareamento no consultório e também em casa. Dessa maneira o tratamento tende a ser mais rápido e o paciente vê os resultados logo no início.

Para saber qual a técnica mais indicada é preciso passar por uma avaliação com seu cirurgião dentista de confiança. Assim, durante a consulta o dentista vai avaliar se o clareamento dental aplica-se ao seu caso e, caso aplique-se qual o tipo mais indicado e que trará resultados mais posititivos.

Gostou da dica? Agende uma consulta de avaliação a  abra as portas do mundo com o seu sorriso!!!

 

 

Como posso ajudar?